Buscar
  • clinicavenn

Conheça os benefícios de uma caminhada.

Você conhece alguma maneira mais fácil de se exercitar do que dar uma bela caminhada ao ar livre?


Caminhar não exige habilidade ou técnica, você não paga por ela, pode realiza-la a qualquer hora e não há nenhuma restrição de idade. Se porventura você for uma pessoa muito atarefada, do tipo que não tem tempo para longas caminhadas fora de casa, pode optar por uma esteira e ainda fazer isso em frente a uma televisão, ou ouvindo suas músicas preferidas. 

Ou seja, não há desculpas para não caminhar. Pois bem, a pratica oferece muitas vantagens e benefícios já comprovados pela ciência. Vamos conhece-los!

Caminhada melhora a circulação e a oxigenação do corpo

Caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o termino do exercício. Isso acontece, porque durante a caminhada o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, faz com que as válvulas do coração trabalhem mais. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio, com isso, as artérias, veias e vasos capilares se dilatam, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como pernas e braços.

Combate a osteoporose

A compressão dos ossos da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estimulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a doença.


Ajuda a retardar o envelhecimento

E não é só no quesito aparência. Além de nos deixar em forma e com mais auto confiança, também é possível notar seu efeito antienvelhecimento no cérebro. Caminhar reduz os riscos de problemas de memória e atenção. Os estímulos que recebemos quando caminhamos melhora nossa coordenação e tornam nosso cérebro capaz de responder cada vez mais rápido a certos estímulos, sejam eles visuais, sonoros, olfativos, etc.

Diminui a vontade de comer doces

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.


Te protege das doenças cardiovasculares

Caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, como no aumento na produção de HDL (colesterol bom).

Promove mais disposição

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício.

Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.



Acelera o metabolismo

E com isso, você emagrece. A caminhada é um exercício aeróbico poderoso, isso quer dizer que ela trabalha vários grupos musculares, o que provoca grande perda de calorias. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ainda afirmam que mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A caminhada de fato emagrece, mas lembre-se de ser consistente e não abandonar a prática regular.

Como melhorar seus resultados

Abaixo, algumas dicas para realizar uma boa caminhada e colher este fruto com mais segurança:

• Se você está a muito tempo sem praticar exercícios, lembre-se de começar progressivamente; • Não esqueça de usar um bom par de tênis confortáveis; • Caminhe da maneira correta, com postura ereta e os braços com movimentos alternados, ritmados com seus passos. Outra recomendação é manter o olhar para horizontal e abdome contraído; • Após a primeira semana, aumente a intensidade da caminhada. Iniciando com 10 minutos leves e depois apresse o passo, voltando a diminuir nos últimos 10 minutos; • Controle a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio; • Uma boa dica é caminhar durante uma hora após o jantar (lembrando de comer sempre comidas leves após certo período do dia), pois ajuda a perder até 2x mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura do sangue; • Prefira a caminhada ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo a maior queima de calorias.

Mas, por que optar por uma caminhada ao ar livre?

O nosso corpo e mente não foram desenhados para passar tanto tempo em ambientes fechados. Ambos merecem um descanso para reparar o estresse que são submetidos todos os dias. Nos tempos atuais, devido ao estilo de vida que levamos, passamos demasiado tempo em espaços cobertos. Permitimos que as tarefas dessa vida moderna exijam demais de áreas do nosso cérebro que desconhecemos, áreas estas que estão ligadas diretamente à repressão das distrações, ao pensamento criativo e ao desenvolvimento de um senso de identidade.

Chegamos a um ponto em que caminhar ao ar livre e respirar ar puro é mais uma necessidade do que uma opção.

Bem estar físico e mental.

Vitamina D

Caminhar em uma manhã ainda nos fornece vitamina D, cujo baixos níveis estão associados a baixa imunidade, aumento do risco de doenças, distúrbios neurológicos e psicológicos, diabetes, hipertensão, entre outros. E a melhor forma de sintetizar essa vitamina poderosa é por meio da exposição solar, que pode ser aliada a uma boa e também benéfica caminhada.

Dá mais prazer

É possível achar pesquisas que comprovaram por meio de voluntários que fizeram caminhadas dentro e fora de casa, que obtiveram resultados mais elevados em testes psicológicos à vitalidade e entusiasmo e mais baixos quanto ao estresse e fadiga, após o exercício ao ar livre.

Estimula os músculos de forma única

Alguns exercícios, como correr em descidas, não são fáceis de recriar em ambiente fechado e exercícios iguais podem ter um impacto diferente. Por exemplo, ao correr ao ar livre flete-se mais vezes os tornozelos do que numa passadeira.

Aproveite, e faça uma caminhada em família


E não esqueça do seu cachorro! Eles adoram caminhar!


Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima. Faça ser uma prática regular e colha todos os frutos. Mais caminhada, mais qualidade de vida.

Se gostou do nosso artigo, deixe seu comentário. Aproveite e agende uma consulta e jamais descuide da sua saúde!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo